Sobe e Desce - Regras

Sobe e Desce


Um jogo de Sobe e Desce é jogado com 4 jogadores. Não há parceiros; cada jogador joga independentemente. Sobe e Desce usa um baralho de 40 cartas. Em todos os naipes, as cartas estão organizadas da mais baixa para a mais alta: 2, 3, 4, 5, 6, Q, J, K, 7, A.

Objectivo 
O objectivo do Sobe e Desce é obter a pontuação mais baixa no final do jogo.

Pontuação

  • No final de cada mão, a sua pontuação diminui um ponto por cada vaza ganha ou dois pontos se o trunfo for copas (e essa vaza tiver sido ganha com um trunfo). Se um jogador não tiver apanhado nenhuma vaza nessa mão, a sua pontuação aumentará 5 pontos (ou 10 pontos se o trunfo for copas). O jogo continua até que um jogador obtenha 0 pontos ou a pontuação máxima previamente definida.
  • Se um jogador obtiver 0 pontos ganha o jogo imediatamente.
  • Se um jogador obtiver a pontuação máxima previamente definida ganha o jogador com menor pontuação.

12 comentários:

  1. eu tenho esse jogo em casa,minha mãe trouxe tiretamente dos ESTADOS UNIDOS,eu acho esse jogo um massimo,ele é muito divertido de jogar com os amigos....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
  2. se ao darem as tres cartas para escolher o trunfo e eu nao tiver nessas cartas paus posso pedir paus como trunfo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando nas três cartas iniciais que lhe distribuem, nenhuma é de valor revelante em peso e quantidade.... Normalmente pede se para virar, o que eventualmente pode nas restantes duas lhe saírem dois trunfos de valor, mas isso é o acaso.

      Eliminar
  3. Pode, mas se não tem o trunfo que pede aonde está a vantagem?

    ResponderEliminar
  4. Regras de ser obrigado a jogar o ás de trunfo sff

    ResponderEliminar
  5. na minha terra pelo menos, as vazas de copas valem todas dois pontos, tenham trunfo nelas ou nao, paus é tudo obrigado a ir, e ainda ha o pedir as escuras (sem ver as cartas) que os pontos valem a dobrar, ou nas copas a quadriplicar.
    acho que faltou aí um par de regras:
    es obrigado a subir sempre a avaza (nao se pode jogar por baixo) ou maior ou cortas.
    se tens o As de trunfo quando es tu a puxar tens de o jogar.
    quem estiver abaixo dos 5 é obrigado a ir sempre a jogo

    ResponderEliminar